OS LIMITES DA GINÁSTICA LABORAL PARA COMPREENSÃO DOS DETERMINANTES DE SAÚDE DE TRABALHADORES BANCÁRIOS

Autores

  • Jéssica Felix Nicácio Martinez Universidade Federal de Goiás
  • Edgard Matiello Júnior UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i3.13273

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Educação física, Ginástica laboral.

Resumo

Nas instituições bancárias brasileiras, encontramos um duplo movimento: os banqueiros com poder político e econômico que lhes assegura lucros de bilhões de reais anualmente; e os trabalhadores, que enfrentam formas cada vez mais intensas de dominação do trabalho e enfraquecimento de suas capacidades de resistências. Nossos objetivos foram anunciar alguns determinantes de saúde dos trabalhadores bancários e apresentar uma possibilidade alternativa de Educação Física relacionada à saúde, empregando os pressupostos da pesquisa-ação. Concluímos que a intervenção pedagógica superou alguns limites identificados nas propostas hegemônicas de ginástica laboral, pois buscamos atender as necessidades e aspirações da categoria pelo entendimento do seu processo saúde-doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Felix Nicácio Martinez, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Educação Física. Professora efetiva da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás. Persquisadora do Grupo Vivendo Educação Física e Saúde Coletiva.

Edgard Matiello Júnior, UFSC

Doutor em Ciências do Esporte. Professor do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena o Grupo Vivendo Educação Física e Saúde Coletiva (Vitral Latino-Americano de Educação Física, Esporte e Saúde/IELA/UFSC).

Downloads

Publicado

2012-09-24

Como Citar

NICÁCIO MARTINEZ, J. F.; MATIELLO JÚNIOR, E. OS LIMITES DA GINÁSTICA LABORAL PARA COMPREENSÃO DOS DETERMINANTES DE SAÚDE DE TRABALHADORES BANCÁRIOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 3, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i3.13273. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13273. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais