EDITORIAL

Pensar a Prática tem como preocupação primeira se constituir em um espaço de reflexão, debate e divulgação de temas de relevância pedagógica e social nos campos da Educação Física Escolar e da formação inicial e continuada de professores.
Nesse sentido, apresentamos o quarto número que se dedica à temática Educação Física e Currículo. Esperamos que o leitor encontre neste volume elementos para uma rigorosa reflexão com relação às questões da formação de educadores e o desafio de superação das tensões entre humanização e instrumentação, ciência e cultura, emancipação e alienação, universalidade e particularidade, entre outras, assim como as demandas sociais e políticas por reformas curriculares nos âmbitos da escola e das licenciaturas.
Permeiam os textos discussões relacionadas às teorias do currículo, sejam elas tradicionais, críticas e até pós-críticas da educação, como também à prática pedagógica da Educação Física, aos saberes docentes construídos no cotidiano da escola, à estrutura, organização e finalidades do currículo escolar – incluindo a dança enquanto arte-educação e intervenção social, assim como a questão da formação de professores na perspectiva da atuação pedagógica junto à infância. Atenta às políticas públicas em voga, Pensar a Prática apresenta um artigo sobre o projeto Esporte Educacional da Secretaria Nacional de Esportes que reedita a noção de pirâmide esportiva dos anos 70.
Enfim, nossa expectativa é a de que os textos selecionados a partir de pesquisas, relatos de experiência e análises críticas sobre a realidade social, cultural e política em que se insere a Educação Física brasileira possam indicar elementos para uma reflexão aprofundada que nos possibilite manter acesa a utopia da emancipação humana.

Os Editores

TOPO