FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O LUGAR DA PRÁTICA*
RENATO MENDES**
O objetivo deste estudo é contribuir para a formação de professores de Educação Física, considerando que a interpretação da práxis é inerente ao homem, à prática pedagógica, enfim, às relações que se estabelecem entre teoria e prática.
Destaca-se, neste estudo, a importância da extensão no processo de formação de professores, bem como o Projeto Agente, que visa à valorização da formação integral do acadêmico.
Nossa linha de raciocínio se apoiou na práxis humana, para que ficasse mais clara a relação social entre os homens, e na práxis pedagógica.
Percebemos a importância do currículo, pois ele, ultrapassando a visão superficial, mascara relações de poder e buscas de hegemonia.
Analisamos, assim, o currículo da FEF para avaliar seu caráter social e transformador.
Através do Projeto Agente, tornou-se possível fazer reflexões acerca da realidade concreta. Constatamos nos seus arquivos as possibilidades de novas perspectivas para meninos e meninas em situação de risco, agindo, assim, como um verdadeiro laboratório, em que se percebem avanços e a produção do verdadeiro conhecimento.
NOTAS
* Trabalho monográfico apresentado como requisito para obtenção do título de licenciado em Educação Física na UFG, sob orientação do Prof. Fernando Mascarenhas.
** Professor da Rede Municipal de Ensino de Goiânia e Coordenador de Divulgação da Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte em Goiás.