Em 1998, a Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás deu mais um passo importante na consolidação de seu campo acadêmico dedicado à formação docente, ao criar um veículo de comunicação com o objetivo de estabelecer diálogos constantes entre a intervenção, o ensino crítico e a produção de conhecimento, seja na escola como nas demais práticas corporais onde a educação física se faz presente socialmente.
Desde o início, a revista Pensar a Prática se pauta pela socialização do saber produzido, privilegiando uma comunicação dialógica entre a realidade e a formação acadêmica, entre o pensar e o fazer, no sentido da reconstrução de uma nova prática voltada para a formação profissional docente.
Passaram-se 10 anos, e aqui estamos, mais uma vez, editando a Pensar a Prática, preservando seus desafios originais e avançando em sintonia com as novas exigências do atual contexto, resultado conseqüente de diferentes alterações do próprio campo da Educação Física
A mudança mais significativa não está na redefinição da natureza da revista, mas em sua nova forma de sistematização e organização, mantendo a possibilidade de publicação para além da temática central de cada número e incorporando, também, uma seção livre e outra, de resenhas. Outro passo relevante foi a passagem de revista local-nacional para internacional e de revista publicada somente no formato papel para a incorporação do formato eletrônico. Outras mudanças – como gestão, qualificação da equipe editorial, busca de qualidade científica e reconhecimento acadêmico – foram incorporadas.
Em homenagem aos 10 anos de existência, apresentamos à comunidade da Educação Física uma nova identidade visual com mudanças substanciais na forma de apresentação deste periódico e um design que expressa esta nova fase da revista. A primeira revista a incorporar um sistema de gestão totalmente eletrônico, com a disponibilização livre e gratuita de todo o seu acervo, hoje passa a ser visitada por diversos pesquisadores e estudiosos de vários lugares do planeta, se tornando, inclusive, referencial bibliográfico em diferentes cursos dentro e fora do País.
Como ampliamos nossas metas, o trabalho também aumentou e incorporamos novos membros no corpo editorial. Neste sentido, gostaríamos de dar as boas vindas aos novos integrantes do Conselho Editorial: Alexandre Fernandez Vaz, da Universidade Federal de Santa Catarina; Marcela María Cena, do Instituto de Educación Física Provincial (IPEF), Cordoba – Argentina; e Jean Claude Gillet, da Université de Bordeaux 3 - Bordeaux, França.
Também, neste volume, incorporamos uma nova função editorial, o Editor de Seção. Trata-se de um professor pesquisador no tema, convidado a contribuir para o processo de divulgação e seleção dos artigos a serem publicados.
Deixamos um agradecimento especial aos editores que nos antecederam e que acreditaram na Pensar a Prática, aos pareceristas ad hoc, aos pesquisadores que cada vez mais têm confiado neste periódico, enviando trabalhos de alta qualidade acadêmica e de relevância social, e aos que sempre se colocam a disposição para garantir a qualidade da veiculação e da crítica que são os nossos leitores.
Desejamos uma ótima leitura e é um grande prazer para nós da equipe editorial da Pensar a Prática fazer parte deste projeto.
Saudações
Ari Lazzarotti Filho
Valéria Figueiredo
Editores