RESUMO

OS MILITARES, O POPULISMO E SUAS
INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA EM GOIÁS*

LENIR MIGUEL DE LIMA**

Com base na história da Educação Física em Goiás, o presente estudo procurou desvelar os fatores políticos nacionais e regionais nela contidos, pensando-a como um fenômeno histórico articulado ao processo de reprodução social. Para tal tornou-se necessário explorar a inserção e o entendimento da Educação Física e dos Desportos em alguns momentos da história da Educação Brasileira. Na tentativa de captar as manifestações empíricas da política esportivo-educacional, desenvolvida no Governo Mauro Borges (1961-1964), foram pesquisadas as fontes primárias e secundárias vinculadas ao Plano de Desenvolvimento deste período, principalmente aquelas do setor educacional. As informações foram obtidas através de uma análise dos conteúdos contidos nas referidas fontes, somadas aos depoimentos de profissionais e políticos ligados à Educação Física e aos Desportos da época.

No decorrer deste estudo constatou-se que os limites desta política imbricavam-se com outras medidas político-administrativas de racionalidade e modernização, contidas num ideário populista, nacional e desenvolvimentista. O bem-estar do povo e a massificação do esporte foram agentes de um projeto populista de construção de Praças de Esportes do Povo, nos moldes da arquitetura esportiva desenvolvida no Estado Novo (1937-1945). A divulgação e a implementação do esporte popular neste período foram significativas na medida em que revelaram a carência de profissionais habilitados nesta área, em todo o Estado de Goiás.

Ao governo estadual coube o papel de materializar em suas políticas públicas a edificação dos espaços desportivos e, também, a instrumentalização de recursos humanos para o cumprimento da função de agentes educacionais, pela via do desporto de massa, no desenvolvimento populista do aparelho do Estado.

NOTAS

* Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, sob a orientação do Prof. Dr. Francisco Itami Campos.

** Professora da Faculdade de Educação Física / Universidade Federal de Goiás.