EDITORIAL

Temos o prazer de trazer até a comunidade da Educação Física mais um volume da Pensar a Prática. O volume 9, número 2, com a temática “Formação de Professores em Educação Física” chega num momento importante de avaliação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, aprovadas através das resoluções/pareceres CNE/CP 01/2002 e CNE/CP 02/2002, das Diretrizes Específicas da Educação Física, através do Parecer 158/CNE e da Resolução 07/2004/CNE.

Pensar a formação de professores, num momento de mudanças econômicas, sociais e de grandes alterações no mundo do trabalho e da profissão, é colocar a ciência/conhecimento em ação para dar respostas aos problemas encontrados neste campo, que urge avançar e, ao mesmo tempo, valorizar a formação de qualidade e de responsabilidade social dentro das universidades. Num momento em que a formação profissional vem assumindo feições de treinamento, de capacitação em serviço e de preparação para solucionar problemas imediatos da realidade dentro da lógica capitalista flexível, com o apoio de todo aparato educacional, publicar um volume da Pensar a Prática é dar o devido valor crítico-reflexivo a este aspecto tão importante da formação superior em nosso País.

O papel de um periódico científico, além de registrar as reflexões e dar visibilidade pública ao conhecimento produzido, serve de canal comunicante ao processo de repensar a prática e incentivar novas produções, assumindo um papel determinante na qualificação de pesquisadores para o campo da Educação Física.

A Revista recebeu 31 artigos e uma resenha para esta edição, sendo 30 artigos brasileiros e um argentino, portanto, uma demanda alta de bons artigos. Neste volume, o leitor encontrará artigos dos principais grupos de pesquisa do Brasil e, por que não dizer, da América Latina, que discutem a formação de professores, e, por meio de um processo criterioso de avaliação por pares foram selecionados 10 artigos e uma resenha para compor esta publicação.

Por fim, o leitor da Pensar a Prática notará uma pequena alteração na capa deste volume, na qual não aparece o tradicional desenho sobre o tema a partir do olhar de uma criança. Estamos promovendo estudos para mudança do design do periódico comemorando os 10 anos da Pensar a Prática.

Continuamos nosso trabalho árduo de editoração de um periódico científico no Centro-Oeste do Brasil, apostando sempre na contribuição dos pesquisadores, colaboradores e dos leitores da Pensar a Prática e no avanço da Educação Física e Ciências do Esporte.

Os Editores