EDITORIAL

A Pensar a Prática volume 9, número 1, traz a público a temática Lazer e Educação. Ao optar por esta temática, esperamos constituir aproximações entre estes dois aspectos culturais e de formação humana que se articulam e que vêm ganhando espaço e reconhecimento na produção do conhecimento e na política pública brasileira.

Na Faculdade de Educação Física da UFG, esta publicação, juntamente com a formação da primeira turma no curso Lato Sensu em Lazer Educação e ainda, a implementação do Laboratório Esporte Lazer e Comunicação marcam um importante momento de valorização e consolidação desta temática enquanto campo de pesquisa e de formação.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a valiosa contribuição do Prof. Fernando Mascarenhas que deixa a Editoria da Pensar a Prática para assumir a Presidência do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Tarefa de grande envergadura em prol da Educação Física Brasileira. Ao mesmo tempo, gostaríamos de dar as boas vindas à Profª. Valéria Figueiredo que passa a integrar o corpo editorial com o desafio de dar continuidade ao processo de profissionalização e qualificação da Pensar a Prática.

Grandes saltos já foram dados por esta Revista, como o de sua aceitação pela SportDiscus (indexador de Periódicos Científicos do Canadá) e do apoio recebido do Ministério dos Esportes, garantindo assim a periodicidade dos dois próximos volumes.

No entanto, novos desafios nos aguardam, como por exemplo, a inclusão no sistema de editoração eletrônica-SEER, facilitando e agilizando o processo de editoração e, ao mesmo tempo, o acesso on-line; a formação do conselho editorial internacional; a melhoria do processo de divulgação e distribuição e, ainda, a elaboração de um novo projeto gráfico comemorativo dos 10 anos da Revista.

Para este número, recebemos 18 artigos, dos quais nove foram selecionados para publicação, sendo dois internacionais (um da Argentina e um da França), seis nacionais e uma resenha. Assim, acreditamos que eles irão contribuir para o debate, envolvendo o Lazer e a Educação na sua articulação com as políticas sociais, com o desenvolvimento humano, com a identidade cultural e com o meio ambiente.

Os Editores