EDITORIAL

O futebol brasileiro, no ano de 2006, talvez não tenha correspondido às expectativas, principalmente dos torcedores, mas com certeza trouxe à tona reflexões importantes para a educação física e as ciências do esporte por meio dos eventos científicos da área, como foi a realização da reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (AMPOCS), do Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte (CONCOCE), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), dentre outros eventos que tiveram o futebol, a copa do mundo e os eventos esportivos como mote para suas análises. Para a ciência, estes momentos impulsionam a reflexão e trazem novos problemas de pesquisa a serem resolvidos.

Com este propósito, a Pensar a Prática opta pela temática Futebol neste número, e, recebe o aval da comunidade científica que estuda o fenômeno esportivo com a submissão de trabalhos de qualidade, confirmando a hipótese de demanda reprimida nesta área, a qual necessita de espaço para sua veiculação e difusão.

Dando continuidade ao projeto iniciado em 2006 com a publicação da Pensar a Prática em dois formatos, o impresso e o on-line, acabamos de receber o ISSN da Pensar a Prática On-line, tornando-a uma publicação independente e com características próprias, disponibilizando ao público em geral gratuitamente todo o seu acervo. Para acessá-la, visite o site: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef.

Em 2007, ampliaremos e daremos continuidade a este projeto que acaba de receber apoio do Ministério do Esporte para sua efetivação. Assim, com a publicação deste volume totalmente eletrônico, a Pensar a Prática On-line inaugura uma nova fase no processo de editoração de revistas no campo da Educação Física e Ciências do Esporte no Brasil, sendo a primeira revista deste segmento a utilizar o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) 2.x, programa customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Este Sistema garante as etapas de editoração, processos de avaliação e comunicação com os autores e, ao final, publica on-line a revista, disponibilizando-a gratuitamente para autores, pesquisadores e público em geral. Preocupação constante desta revista, que não mede esforços para garantir o acesso livre do conhecimento.

Anunciamos, também, outra novidade no projeto editorial da Pensar a Prática: a mudança nas seções. A partir do volume 10.2, deixaremos de trabalhar somente com volumes temáticos e assumiremos uma proposta híbrida, onde teremos três seções: seção livre com a aceitação preferencial de artigos originais resultantes de pesquisas; seção temática, com artigos originais, de opiniões e de revisões; e seção de resenhas de livros, dissertações e teses. Acreditamos que com esta mudança proporcionaremos maior agilidade e flexibilidade na editoração da Pensar a Prática.

Para este número, recebemos 26 artigos e duas resenhas, dos quais foram aprovados para compor esta revista dez artigos e uma resenha. Os artigos abordam desde o treinamento até aspectos culturais do futebol, garantindo assim a abrangência que esta prática expressa em nossa cultura.

Boa leitura.

Ari Lazzarotti Filho
Valéria Figueiredo
Editores da Pensar a Prática