Integração horizontal e fragmentação partidária: uma análise de carreira política dos deputados federais da Arena em São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v7i2.984Resumo
O presente artigo visa analisar o grau de coesão partidária da Arena paulista com base no exame dos padrões de carreiras políticas das bancadas do partido na Câmara dos Deputados, nas quatro legislaturas eleitas sob o bipartidarismo. Dessa forma, aspectos como o número de migrações partidárias, o tempo de filiação prévio à conquista de um mandato na Câmara dos Deputados e o número de cargos e de mandatos ocupados serão tomados como parâmetro para a análise. Para buscar mensurar o grau de coesão, a análise tomará como variáveis dados referentes às trajetórias partidárias desses parlamentares. Palavras-chave: partidos políticos, autoritarismo, democracia, carreiras políticas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-05
Como Citar
MADEIRA, R. M. Integração horizontal e fragmentação partidária: uma análise de carreira política dos deputados federais da Arena em São Paulo. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 7, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/sec.v7i2.984. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/984. Acesso em: 18 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).