O movimento internacional pela adoção do software livre e as mo tivações de disputas acerca de controvérsias tecnocientíficas: um estudo teórico

Autores

  • ADALTO HERCULANO GUESSER UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v7i2.980

Resumo

Este artigo realiza um estudo das controvérsias tecnocientíficas que impulsionam as disputas do movimento internacional pela adoção de software livre, procurando identificar quais são suas motivações tecnológicas, ideológicas, políticas e sociais. O trabalho segue o referencial teórico e metodológico do “ator-rede” (actor-network theory), para o qual a construção da técnica e da ciência é sempre o resultado de uma série de embates estabelecidos por um conjunto de atores (humanos e não humanos), resultando sempre na criação de controvérsias. A idéia central, que guia o trabalho, é a noção de que todas as controvérsias tecnocientíficas são sempre controvérsias políticas, nas quais atores são mobilizados em movimentos sociais de defesa de direitos e de contestação ética e moral. Palavras-chave: software livre, controvérsias tecnocientíficas, movimento social, disputas sociotécnicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-05

Como Citar

GUESSER, A. H. O movimento internacional pela adoção do software livre e as mo tivações de disputas acerca de controvérsias tecnocientíficas: um estudo teórico. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 7, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/sec.v7i2.980. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/980. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres