Descentralização, participação e esfera pública: reflexões sobre a literatura com base no caso de Teresina, Piauí
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v7i1.919Resumo
Este texto procura refletir sobre questões relativas ao processo de descentralização de políticas públicas, com base em dados empíricos do município de Teresina (PI), onde se realizaram dois trabalhos de análise do funcionamento e da participação da sociedade civil nos conselhos gestores municipais de assistência social e da criança e adolescente. Os dados apontam para uma grande fragilidade da participação da sociedade civil em ambos os conselhos e, apesar de podermos dizer que, em pelo menos um caso, há deliberação, esta resume-se a tarefas burocráticas, tais como o credenciamento de entidades nãogovernamentais que estão pleiteando títulos de filantropia, com pouco ou nenhum impacto sobre política pública municipal. Palavras-chave: descentralização, políticas públicas, participação social, conselhos gestoresDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-05
Como Citar
BONFIM, W. L. D. S.; DE OLIVEIRA, M. A.; DA SILVA, I. N. Descentralização, participação e esfera pública: reflexões sobre a literatura com base no caso de Teresina, Piauí. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 7, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/sec.v7i1.919. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/919. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).