As ONGs de mulheres negras no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v12i2.9102Palavras-chave:
organizações não governamentais de mulheres negras brasileiras, ONGs, feminismo negro, raça, gêneroResumo
Este artigo analisa a presença e a ação política das organizações não governamentais (ONGs) de mulheres negras no Brasil. Na primeira parte, identifico quais têm sido os objeto da luta coletiva das mulheres negras no Brasil e como estes se vinculam ao processo de emancipação destas mulheres dos Movimentos Negro e Feminista, culminando na subsequente formação do feminismo negro (e do movimento de mulheres negras). A segunda parte discute os aspectos político-organizacionais e a ação política deste grupo de ONGS na sociedade brasileira. Em particular, analiso o que denominei de perspectiva racial de gênero das ONGs de mulheres negras; tal perspectiva reflete a singular condição de opressão – ou seja, a intersecção de raça, gênero, (e classe, sexualidade) – vivenciada por este grupo. Concluo o artigo discutindo a dimensão diaspórica da perspectiva racial de gênero das mulheres negras brasileiras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-03-18
Como Citar
SANTOS, S. B. D. As ONGs de mulheres negras no Brasil. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 275–288, 2010. DOI: 10.5216/sec.v12i2.9102. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/9102. Acesso em: 7 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).