Ação afirmativa e raça no Brasil contemporâneo: um debate sobre a redefi nição simbólica da nação
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v12i2.9097Palavras-chave:
relações raciais, ação afirmativa, Estado, nação, enquadramento midiáticoResumo
O artigo centra-se sobre a repercussão da ação afirmativa com critério racial na mídia impressa brasileira (revistas Veja, Época e Istoé e jornais Folha de S. Paulo e Estadode S. Paulo) por meio da análise de enquadramento, durante o período de 1995 a 2006, referente à consolidação da temática no âmbito estatal. A análise enfatiza os enquadramentos interpretativos de “posicionamento”, que corresponde às publicações que apresentaram avaliações sobre o sistema de cotas raciais; de “argumentação”, que observa as construções argumentativas que sustentaram as referidas avaliações, e de “prognóstico”, que explora as propostas alternativas ou complementares ao sistemacitado. A principal conclusão refere-se ao recuo das denúncias sobre as desigualdades raciais brasileiras a partir de 2005, acompanhadas de um intenso aumento de reportagense artigos desfavoráveis ao avanço da ação afirmativa com critério racial no país.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-03-18
Como Citar
MOYA, T. S.; SILVÉRIO, V. R. Ação afirmativa e raça no Brasil contemporâneo: um debate sobre a redefi nição simbólica da nação. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 235–250, 2010. DOI: 10.5216/sec.v12i2.9097. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/9097. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).