Infraestruturas desmanteladas em movimento: trajetórias socioambientais dos resíduos plásticos de silos-bolsa na Argentina
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v28.83042Resumo
Este artigo realiza uma abordagem exploratória sobre as trajetórias socioambientais dos resíduos gerados pelos silos-bolsa, o principal resíduo plástico do agronegócio argentino. Analisa-se o ciclo de vida desses resíduos na Argentina, com ênfase no impacto ambiental derivado de seu uso como infraestrutura central de armazenamento na atividade agroindustrial. A partir de um corpus de dados primários e secundários, são reconstruídas as dinâmicas de produção, acumulação, deslocamento e reaproveitamento do plástico. Destaca-se a ausência de uma política nacional integral, a fragmentação das iniciativas subnacionais e o papel de atores formais e informais na gestão desses resíduos. Argumenta-se que esses materiais não seguem trajetórias lineares, mas sim móveis e contingentes, combinando práticas cotidianas com circuitos comerciais intermitentes.
Palavras-chave: silo-bolsa; infraestrutura instantânea; meio ambiente; plástico; modelo agroprodutivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade e Cultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta revista está licenciada sob a licença 