Populismo e bolsonarismo digital: análise por mineração de textos das lives de quinta-feira
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v28.80293Resumo
Após o bem-sucedido emprego das redes sociais na eleição de 2018, o ex-presidente Jair Bolsonaro manteve essa estratégia de comunicação ao longo do seu mandato. As “Lives de quinta-feira”, transmitidas em múltiplas plataformas, foram o principal canal de interação com os seus apoiadores e a sociedade entre 2019 e 2022. Este estudo aplica técnicas de análise de conteúdo por mineração de texto para examinar o conteúdo das transmissões realizadas durante o período completo do mandato presidencial de Jair Messias Bolsonaro. A análise textual das 179 lives evidencia a presença consistente de temas como infraestrutura, segurança pública, economia e ataques a opositores. Os resultados revelam parte da estratégia populista do então presidente, interligada a uma agenda pragmática e responsiva aos interesses socioeconômicos convencionais.
Palavras-chave: Jair Bolsonaro; populismo; redes sociais; mineração de textos; YouTube.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade e Cultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta revista está licenciada sob a licença 