The formation of female-headed hoseholds in poor urban sectors in Colima, Mexico: a five-case analysis
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v12i2.7992Palavras-chave:
lares governados por mulheres, mudança social, mulheres, preconceito, classe socialResumo
Este artigo analisa os fatores que levaram a mulheres de duas cidades de porte médio do ocidente do México a se transformarem em "chefes de família". A discussão tem como objetivo mostrar as razões pelas quais as mulheres romperam com seus maridos, assim como os caminhos que seguiram antes de se transformarem em "cabeças" de sua própria casa. O estudo busca mostrar os caminhos e as condições que levaram muitas mulheres a formar famílias não tradicionais como consequência de fenômenos externos tais como a globalização, a urbanização e a modernização, entre os principais fatores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-03-18
Como Citar
CUEVAS HERNÁNDEZ, A. J.; SOLORIO PÉREZ, C. D. The formation of female-headed hoseholds in poor urban sectors in Colima, Mexico: a five-case analysis. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 331–342, 2010. DOI: 10.5216/sec.v12i2.7992. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/7992. Acesso em: 8 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).