Feminismos em negociação no Sul Global: a experiência do “Fla Sim pa Mudjer”, Praia/Cabo Verde
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v27.78595Resumo
Este artigo objetiva analisar a metodologia empregada no planejamento e execução do projeto “Fla sim pa Mudjer: mulheres unidas prevenindo a violência de gênero em Cabo Verde”, desenvolvido por duas organizações do Sul Global: Themis Gênero, Justiça e Direitos Humanos (Brasil) e Associação Cabo-Verdiana de Luta contra a Violência Baseada no Gênero (Cabo Verde). Abordaremos algumas dimensões dessa parceria transnacional que enfrenta desafios de tradução de teorias, legislações e práticas feministas, focalizando nas abordagens relativas às metodologias implicadas nas interações e negociações do projeto. A pesquisa etnográfica se desenvolveu de outubro de 2022 a outubro de 2023. Orientada por uma política do conhecimento pautada na perspectiva situada e em abordagens anticolonialistas e antirracistas das práticas feministas, identificamos as bases da pedagogia feminista empregada na construção da agenda comum em torno da prevenção à violência de gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sociedade e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).