Do hip-hop ao feminismo comunitário: a experiência do torneio Suyai Free freestyle no Chile
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v27.78309Resumo
O artigo examina a possível manifestação do feminismo comunitário na cena hip-hop da cidade de Concepción, Chile. O surgimento do torneio de freestyle organizado por rappers femininas, Suyai Free, oferece um contexto sugestivo sobre esse fenômeno. O espaço surgiu para oferecer uma oportunidade de desenvolvimento para rappers femininas diante da exclusão e das barreiras de gênero predominantes no circuito local de batalhas de rap. A Suyai Free também se diferencia por promover o respeito ao erradicar rimas sexistas, machistas e misóginas dos duelos verbais, a horizontalidade nas relações sociais e zelar pelo bem-estar de suas participantes, como apoiar quem é mãe. Os organizadores deste torneio de estilo livre promovem um evento comunitário entre mulheres, mas ao mesmo tempo inclui outras identidades sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sociedade e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).