A apresentação social das emoções nas mobilizações feministas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v27.78252

Resumo

Os movimentos sociais em nível global atuam dentro da estrutura contemporânea de uma cultura visual. Nas manifestações feministas, isso se traduziu em uma performance de rua com uma expressão
de emoções. A consciência de uma audiência constante é um dos ingredientes a serem considerados na ação ativista, na medida em que as possibilidades de escuta do movimento estão em jogo em sua atenção e envolvimento afetivo. Este artigo apresenta a análise fotográfica qualitativa de duas marchas feministas chilenas (25 de novembro e 8 de março) observadas durante três anos, nas quais se destacam quatro emoções (dor, raiva, desafio, orgulho) exibidas de forma diferenciada de acordo com a atenção social esperada. Os elementos que as tornaram distintas foram baseados nos repertórios de protesto, nas cores predominantes, nos slogans usados e na maneira de nomear as queixas, possibilitando a compreensão de uma apresentação social das emoções.

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Biografia do Autor

Sandra Vera Gajardo, Universidad Academia de Humanismo Cristiano, Santiago de Chile, Chile, sandraveragajardo@gmail.com

Doctora en Sociología Universidad de Barcelona. Académica Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Academia de Humanismo Cristiano. 

Cecilia Loaiza Cárdenas, Universidad de Chile, Santiago de Chile, Chile, cecilialoaizac@gmail.com

Máster en Estudios de Mujeres, Género y Ciudadanía, Universidad de Barcelona, España. 

Publicado

2024-09-13

Como Citar

VERA GAJARDO, S.; LOAIZA CÁRDENAS, C. A apresentação social das emoções nas mobilizações feministas. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/sec.v27.78252. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/78252. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais e Contemporaneidade: Desafios, diálogos e perspectivas a partir do Sul global