A apresentação social das emoções nas mobilizações feministas
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v27.78252Resumo
Os movimentos sociais em nível global atuam dentro da estrutura contemporânea de uma cultura visual. Nas manifestações feministas, isso se traduziu em uma performance de rua com uma expressão
de emoções. A consciência de uma audiência constante é um dos ingredientes a serem considerados na ação ativista, na medida em que as possibilidades de escuta do movimento estão em jogo em sua atenção e envolvimento afetivo. Este artigo apresenta a análise fotográfica qualitativa de duas marchas feministas chilenas (25 de novembro e 8 de março) observadas durante três anos, nas quais se destacam quatro emoções (dor, raiva, desafio, orgulho) exibidas de forma diferenciada de acordo com a atenção social esperada. Os elementos que as tornaram distintas foram baseados nos repertórios de protesto, nas cores predominantes, nos slogans usados e na maneira de nomear as queixas, possibilitando a compreensão de uma apresentação social das emoções.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).