Afinidades Eletivas: as perspectivas de Löwy e o movimento espiritista palmense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v27.77397

Resumo

Descrevemos o conceito de afinidades eletivas, discutido por Michael Löwy, a partir das obras weberianas, e o movimento espiritista em Palmas (Tocantins, Brasil), expostas nos nexos de causalidades entre as diversas esferas sociais. A vinculação religiosa de atração recíproca com outros fenômenos sociais e a escolha por determinadas religiosidades são estabelecidas pelas visões de mundo implícitas na subjetividade dos indivíduos. A institucionalização do Espiritismo no Brasil, sua transformação de filosofia em religião e as condições sociais privilegiadas dos seus profitentes revelam a existência de relações afins em esferas sociais aparentemente divergentes, mas conectadas por nexos voluntários. A partir das condicionantes das relações do movimento espiritista palmense, assentadas em construções ético-filosóficas hierocráticas e doutrinariamente hegemônica, interpretámos as conexões entre os fenômenos religioso, econômico, político e de interesse estatal nessas diferentes esferas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Lima da Cruz, Universidade da Beira Interior (UBI), Castelo Branco, Covilhã, Portugal, joao.carlos.cruz@ubi.pt

Doutor em Sociologia pela Universidade Beira Interior-Portugal.

Donizete Rodrigues, Universidade da Beira Interior (UBI), Castelo Branco, Covilhã, Portugal, dony@ubi.pt

Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Coimbra, Portugal. Investigador Sénior do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-Universidade Nova de Lisboa).

Downloads

Publicado

2024-09-13

Como Citar

DA CRUZ, J. C. L.; RODRIGUES, D. Afinidades Eletivas: as perspectivas de Löwy e o movimento espiritista palmense. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/sec.v27.77397. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/77397. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres