A vontade de ser de outra maneira/ O esforço de persistir
Resumo
Este ensaio examina as reflexões de Michel Foucault sobre a autoformação na sombra da insurreição de saberes subjugados. Se, como Foucault argumenta em O Governo do Eu e dos Outros, as condições de ser de outra maneira residem nos espaços radicalmente potenciais de um tipo de dizer-a-verdade (dire vrai, parrhesia), que pesos político e teórico serão dados às condições de exaustão desses espaços? O objetivo deste ensaio não é resolver ontologicamente este paradoxo, mas enfrentá-lo sociologicamente, não para desenvolver uma ontologia de potencialidade, mas para entender a morada da potencialidade. O ensaio começa examinando a vontade, o risco e a exaustão nas últimas obras de Foucault, depois se volta para as reflexões de Giorgio Agamben sobre potencialidade, e os pensamentos sobre vontade, esforço e hábito mental dos pragmatistas estadunidenses William James e Charles Sanders Peirce.
Tradução: Joana Plaza Pinto, doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e professora da Universidade Federal de Goiás.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sociedade e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).