O “negro-vida” e o “branco-tema”: apontamentos sobre uma nova patologia social do branco brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v25.72743

Resumo

O presente artigo tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre a tensão desencadeada pela introdução do negro-vida e a tematização da branquitude. Para tanto, nos baseamos num trabalho empírico sobre a vigência das ações afirmativas em três faculdades de direito do país, as Faculdades de Direito da Universidade Federal da Bahia, da Universidade de Brasília e da Universidade de São Paulo. No estudo que desenvolvemos com os docentes daquelas faculdades, propomos uma interpretação
baseada nas ideias de “patologia social do branco brasileiro” e da neurose cultural do “racismo por denegação”. Na análise das entrevistas, identificamos a existência de um fator que consideramos crucial nos mecanismos atuais de reprodução da desigualdade, a branquitude; e, por outro lado, identificamos a emergência de uma nova perspectiva trazida por pesquisadores e pesquisadoras antirracistas e negros/as, que nomeamos como negro-vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaze Bernardino-Costa, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, joazebernardino@gmail.com

Doutor em Sociologia e professor da Universidade de Brasília.

Yuri Brito, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, yuri.brito@ifbaiano.edu.br

Doutorando em Sociologia pela Universidade de Brasília e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Downloads

Publicado

2022-10-14

Como Citar

BERNARDINO-COSTA, J.; BRITO, Y. O “negro-vida” e o “branco-tema”: apontamentos sobre uma nova patologia social do branco brasileiro: . Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/sec.v25.72743. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/72743. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres