A ascensão de Dilma Rousseff e Michelle Bachelet na presidência da República: trajetórias, significados e desafios
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v25.70847Resumo
O presente artigo procura evidenciar aspectos da trajetória de Dilma Rousseff e de Michelle Bachelet, até a chegada na presidência da República, os significados e os desafios de ser mulher em um lugar de poder político, historicamente masculino. Também se pontua a relação dessas mulheres com o feminismo e a importância disso na promoção de políticas para a igualdade de gênero. Trata-se de um estudo qualitativo pautado na metodologia comparada e interpretativa, cujos dados foram levantados por meio de pesquisa bibliográfica e de entrevistas semiestruturadas com ex-ministras de Dilma e de Bachelet e com mulheres integrantes de ONGs feministas. As análises são realizadas com base em referenciais teóricos de estudos sociológicos, feministas e de gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sociedade e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).