Partidos, campanhas e voto: como o eleitor decide nas municipais
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v12i1.6903Palavras-chave:
eleições, comportamento eleitoral, identidade partidária, votoResumo
A eleição para prefeito na capital mineira em 2008 se deu em contexto complexo, marcado pela alternância dos candidatos nas pesquisas de intenção de voto e pela aliança informal controversa entre PT e PSDB. Este artigo tem o objetivo de apresentar o perfi l dos grupos de eleitores e avaliar os determinantes da escolha para prefeito de Belo Horizonte nas eleições de 2008. Usando um modelo de regressão logística multinomial, examinamos, sobretudo, a infl uência da identidade com os partidos políticos, a avaliação dos desempenhos dos mandatários e da economia e a exposição dos eleitores à campanha sobre a decisão do voto para prefeito. Os dados foram coletados a partir de surveys realizados pela Universidade Federal de Minas Gerais e o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), no primeiro e segundo turnos da eleição.Downloads
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Publicado
2009-08-11
Como Citar
TELLES, H. D. S.; LOURENÇO, L. C.; STORNI, T. P. L. Partidos, campanhas e voto: como o eleitor decide nas municipais. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 91–116, 2009. DOI: 10.5216/sec.v12i1.6903. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/6903. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
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