Os trabalhadores na política: táticas e estratégias de luta político-partidária na Amazônia

Autores

  • MARLY SILVA Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v12i1.6902

Palavras-chave:

campo político, disputa político-partidária, lideranças camponesas, Amazônia, crise do conservadorismo, renovação política

Resumo

Objetiva-se analisar um caso particular de disputa político-partidária por mandatos no Executivo e Legislativo municipal numa conjuntura política de ascensão do Partido dos Trabalhadores (PT) no município de Gurupá, interior do Pará. O estudo tem como objeto a participação efetiva de lideranças de origem camponesa na construção de um projeto político-partidário e propõe-se a discutir o signifi cado sociológico desse fenômeno. Neste trabalho analisamos a eleição de 1992. A análise está fundamentada, principalmente, na teoria do campo político de Pierre Bourdieu. O material empírico foi produzido a partir de entrevistas semidiretivas e da pesquisa de campo no município de Gurupá, nos anos de 1992 e 1993, além de uma pesquisa documental em arquivos de Gurupá e Belém. Conclui-se por uma inegável renovação do campo político-partidário e um revigoramento das lutas locais no enfrentamento do conservadorismo político, sobretudo pela presença camponesa na direção desse processo. Não obstante o signifi cado social dessa mudança política, ainda é largo o campo de incertezas que cerca esse fenômeno em termos de seu devir histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARLY SILVA, Universidade Federal do Pará

Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (Universidade Federal do Pará).
Professora da UFPA.
Belám, Brasil.

Downloads

Publicado

2009-08-11

Como Citar

SILVA, M. Os trabalhadores na política: táticas e estratégias de luta político-partidária na Amazônia. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 79–90, 2009. DOI: 10.5216/sec.v12i1.6902. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/6902. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê