Os trabalhadores na política: táticas e estratégias de luta político-partidária na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v12i1.6902Palavras-chave:
campo político, disputa político-partidária, lideranças camponesas, Amazônia, crise do conservadorismo, renovação políticaResumo
Objetiva-se analisar um caso particular de disputa político-partidária por mandatos no Executivo e Legislativo municipal numa conjuntura política de ascensão do Partido dos Trabalhadores (PT) no município de Gurupá, interior do Pará. O estudo tem como objeto a participação efetiva de lideranças de origem camponesa na construção de um projeto político-partidário e propõe-se a discutir o signifi cado sociológico desse fenômeno. Neste trabalho analisamos a eleição de 1992. A análise está fundamentada, principalmente, na teoria do campo político de Pierre Bourdieu. O material empírico foi produzido a partir de entrevistas semidiretivas e da pesquisa de campo no município de Gurupá, nos anos de 1992 e 1993, além de uma pesquisa documental em arquivos de Gurupá e Belém. Conclui-se por uma inegável renovação do campo político-partidário e um revigoramento das lutas locais no enfrentamento do conservadorismo político, sobretudo pela presença camponesa na direção desse processo. Não obstante o signifi cado social dessa mudança política, ainda é largo o campo de incertezas que cerca esse fenômeno em termos de seu devir histórico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-08-11
Como Citar
SILVA, M. Os trabalhadores na política: táticas e estratégias de luta político-partidária na Amazônia. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 79–90, 2009. DOI: 10.5216/sec.v12i1.6902. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/6902. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).