Apresentação

Cristianismo da libertação e Teologia da libertação na América Latina

Resumo

Sociedade e Cultura publica nesta edição o dossiê Cristianismo da libertação e Teologia da libertação na América Latina. Trata-se de um esforço em reunir as análises mais recentes dos principais especialistas acerca deste fenômeno que se tornou menos midiático a partir dos anos 2000, mas, no entanto, permanece vivo no contexto latino-americano.

A Teologia da Libertação (TL) tem sua origem principalmente na América Latina, baseada na convergência de mudanças internas e externas, resultantes da modernidade, vivida pela Igreja católica e algumas igrejas protestantes na segunda metade do século XX. É um pensamento teológico que nasce da perspectiva de interpretar a realidade latino-americana à luz do Evangelho, usando termos e conceitos marxistas, além de afirmar a “opção preferencial pelos pobres”, ou seja, uma escolha política orientada pela noção de classe social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michael Löwy, Centre National de la Recherche Scientifique, Paris, França

Formado em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, com Doutorado na Universidade de Paris, é Diretor emérito de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), França. 

Flávio Munhoz Sofiati, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo, Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Sociais e dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás.

Luis Martínez Andrade, Collège d’Études Mondiales, Fondation Maison des Sciences de l'Homme, France

Mestrado em Sociologia da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP), México, e Doutorado em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França. Atualmente realiza p´ós-doutorado no Collège d'études mondiale da Fondation Maison des Sciences de l'Homme, França.

Publicado
05-08-2020
Como Citar
Löwy, M., Munhoz Sofiati, F., & Martínez Andrade, L. (2020). Apresentação: Cristianismo da libertação e Teologia da libertação na América Latina. Sociedade E Cultura, 23. Recuperado de https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/64381
Seção
Dossiê: Cristianismo da libertação e teologia da libertação na América Latina