Sobre o compromisso do antropólogo e seu papel de mediador cultural
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v6i1.619Resumo
Seguindo a linha de uma análise crítica sobre os fundamentos do fazer antropológico, ou seja, da concepção da disciplina, do modo como lidar com seu objeto e dos métodos adotados para tal, no presente texto coloco em discussão o lugar-comum, estabelecido ao longo do tempo, segundo o qual os antropólogos têm um compromisso para com os grupos com os quais trabalha. Para isto, lanço mão fundamentalmente do caso dos Guarani do estado de Mato Grosso do Sul, onde os intensos conflitos fundiários entre estes e não-índios impelem o antropólogo a ser mais do que meramente um pesquisador, portando-se como um mediador, nos vários sentidos que as demandas se lhe impõem, até mesmo sob pena de ver fracassados seus projetos de pesquisa. Palavras-chave: antropologia crítica, compromisso do antropólogo, mediação cultural, índios Guarani.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-05
Como Citar
DA SILVA, A. B. Sobre o compromisso do antropólogo e seu papel de mediador cultural. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 6, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/sec.v6i1.619. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/619. Acesso em: 15 set. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).