Neoliberalismo e Ciência Política: contribuições teóricas sobre a crise da democracia
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v24.60911Resumo
Este artigo propõe uma reflexão, sistematização e orientação de uma ampla literatura internacional sobre o neoliberalismo, com o objetivo de trabalhar seu conceito político e tornar seu uso mais rigoroso, delimitado e regulado na Ciência Política. Com esse objetivo, o artigo inscreve o conceito na tradição histórica do liberalismo, por meio de um tratamento de filosofia política. Adota uma abordagem histórica e contextual para estruturar uma narrativa do processo de expansão política do neoliberalismo, identifica a ascensão do neoliberalismo como princípio de legitimação dos Estados e, por fim, aponta sinteticamente a relação entre o predomínio do neoliberalismo e as mudanças legais e constitucionais no Estado liberal. Como conclusão, são apresentadas algumas contribuições teóricas que esse conceito político de neoliberalismo pode oferecer para a reflexão contemporânea sobre os impasses da democracia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sociedade e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).