Expressões, características e perspectivas do Cristianismo da Libertação
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v23i.59869Resumo
O trabalho de pesquisa teve origem no 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, ocorrido em Londrina - Paraná, em janeiro de 2018, e objetivou identificar se há expressões do Cristianismo da Libertação na sociedade brasileira do século XXI, perceber as relações entre as diretrizes do papa Francisco e os encaminhamentos elaborados no evento, assim como caracterizar as perspectivas expressadas pelos sujeitos diante do contexto brasileiro contemporâneo. As fontes da investigação são documentais e os dados foram coletados por meio de 2.137 questionários respondidos pelos participantes do evento. Evidenciou-se que há uma perspectiva política progressista em relação ao contexto atual (século XXI) no Brasil, com a adoção de encaminhamentos focados no coletivo e no social, indicação da urgência das ações civis dos católicos presentes nos mecanismos de participação democrática e popular na luta pela justiça, na defesa dos direitos e na garantia do acesso às cidades, com o fortalecimento das políticas públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).