Expressões, características e perspectivas do Cristianismo da Libertação

Resumo

O trabalho de pesquisa teve origem no 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, ocorrido em Londrina - Paraná, em janeiro de 2018, e objetivou identificar se há expressões do Cristianismo da Libertação na sociedade brasileira do século XXI, perceber as relações entre as diretrizes do papa Francisco e os encaminhamentos elaborados no evento, assim como caracterizar as perspectivas expressadas pelos sujeitos diante do contexto brasileiro contemporâneo. As fontes da investigação são documentais e os dados foram coletados por meio de 2.137 questionários respondidos pelos participantes do evento. Evidenciou-se que há uma perspectiva política progressista em relação ao contexto atual (século XXI) no Brasil, com a adoção de encaminhamentos focados no coletivo e no social, indicação da urgência das ações civis dos católicos presentes nos mecanismos de participação democrática e popular na luta pela justiça, na defesa dos direitos e na garantia do acesso às cidades, com o fortalecimento das políticas públicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Lanza, Universidade Estadual de Londrina

Professor Adjunto do Departamento e Programa de Pós-Graduação Mestrado - Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), coordenador do Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades LERR-UEL. 

Lenir Cândida de Assis, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL PR); pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR UEL) e membro da equipe do Projeto de Extensão Práxis Itinerante (UEL PR).

Luis Gustavo Patrocino, Universidade Estadual Paulista - Campus Marília

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de Marília SP; pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR UEL) e ao Laboratório de Ensino de Sociologia (LENPES UEL).

Publicado
05-08-2020
Como Citar
Lanza, F., de Assis, L. C., & Patrocino, L. G. (2020). Expressões, características e perspectivas do Cristianismo da Libertação . Sociedade E Cultura, 23. https://doi.org/10.5216/sec.v23i.59869
Seção
Dossiê: Cristianismo da libertação e teologia da libertação na América Latina