Televisão e autogestão: dois caminhos trilhados pelo catolicismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v23i.59862Resumo
Com continuada redução de adeptos, o catolicismo permanece como maioria numérica no campo religioso brasileiro. Tal maioria exerce relevante participação em atividades, desde as exclusivamente religiosas
até as seculares, nas áreas de política e economia. Produzido a partir de sistemática revisão bibliográfica, bem como pesquisa documental e análise de dados colhidos em trabalho de campo, o presente artigo objetiva a reflexão acerca de duas frentes distintas de ação política católica contemporânea. É feita uma reflexão acerca das práticas do catolicismo da libertação, seu engajamento político de esquerda e sua participação incisiva no movimento de economia solidária, através da Cáritas Brasileira. Posteriormente, como um contraponto, são analisados os laços políticos existentes entre agentes religiosos e parlamentares para a formação e sustentação das emissoras televisivas carismáticas Canção Nova e TV Século XXI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).