Deus Pai / Deus Mãe: cristianismo libertador na área feminina de Frontera Comalapa
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v23i.59858Resumo
O artigo analisa as manifestações políticas, culturais e rituais de uma expressão do cristianismo libertador no contexto da fronteira entre Chiapas e Guatemala. Partimos de uma conceituação antropológica da práxis, que nos permite falar sobre a ação de mulheres católicas da Paróquia da Santa Criança de Atocha, em Frontera Comalapa, pertencente à Diocese de São Cristóvão de Las Casas, Chiapas. A reflexão centra-se na experiência transformadora da área das mulheres, levando em conta não só as contribuições clássicas da teologia da libertação e suas ligações com as ciências sociais, mas também os novos postulados teológicos liberacionistas que exigem novas abordagens teórico-metodológicas para compreender as ações concretas contemporâneas do catolicismo latino-americano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).