O Mar do Sul da China: seu valor estratégico e a geoestratégia chinesa

Resumo

O objeto deste artigo é o Mar do Sul da China, tendo como argumento central que este se constitui em um espaço estratégico para a consecução dos interesses da China em termos políticos, econômicos e militares. O artigo averigua que esse espaço é estratégico para a China por conta de seus recursos naturais e de sua posição estratégica para a segurança e a projeção econômica e militar chinesa. Ainda, o texto aborda como se dá a expansão chinesa, sua geoestratégia para esse espaço. O artigo se apoia em uma revisão bibliográfica dos teóricos da geopolítica clássica e da conjuntura geopolítica atual, além de autores especialistas sobre o tema – como Robert Kaplan, Ian Storey, Clive Schofield e Yoji Koda – e da análise de documentos como a Convenção sobre o Direito do Mar, a Lei de Águas Territoriais, o Código de Conduta no Mar do Sul da China.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Padula, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professor da Pós-Graduação em Economia Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da área de Economia Política Internacional da UFRJ. Graduado em Ciências Econômicas pela UFRJ, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ.

Felipe Gusmão Carioni Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Mestre e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado
19-05-2020
Como Citar
Padula, R., & Fernandes, F. G. C. (2020). O Mar do Sul da China: seu valor estratégico e a geoestratégia chinesa. Sociedade E Cultura, 23. https://doi.org/10.5216/sec.v23i.59790
Seção
Dossiê: Os poderes emergentes e a ordem mundial contemporânea