China na ordem mundial contemporânea: grande estratégia, modernização militar e equilíbrio de poder
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v23i.59618Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar os condicionantes militares da postura estratégica da China neste início de século XXI, especialmente após a ampla reforma militar iniciada em 2015 por Xi Jinping. A China tem enfrentado desafios importantes para combinar modernização militar e desenvolvimento pacífico em um ambiente estratégico marcado pela lógica balança de poder. Nesse contexto, este artigo aponta a importância da modernização militar para a grande estratégia chinesa, mesmo que isso signifique o risco de crescentes tensões com potências militares regionais e globais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-05-18
Como Citar
TEIXEIRA JÚNIOR, A. W. M.; FERREIRA DA SILVA, P. . China na ordem mundial contemporânea: grande estratégia, modernização militar e equilíbrio de poder . Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/sec.v23i.59618. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/59618. Acesso em: 30 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Os poderes emergentes e a ordem mundial contemporânea
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).