“Tamo junto?” Parlamentares e mídias sociais: uma tipologia dos padrões de atuação de deputados federais no facebook

Resumo

O presente artigo busca desenvolver uma tipologia sobre a apropriação que os deputados fazem do Facebook, e o tipo de inter-relação desenvolvida com os cidadãos, aqui denominada de ciber-base. Para isso foram construídos dois índices: o Índice de Ativação Parlamentar e o Índice de Ativação da Ciber-Base, elaborados por meio da análise das postagens e dos comentários recebidos nas páginas de Facebook de 20 deputados federais, em um intervalo de uma semana. Observa-se a existência de quatro tipos ideais de padrões de relacionamento dos parlamentares com a ciber-base nessa mídia social: 1) páginas de alto desempenho político; 2) páginas de médio desempenho político em que só o parlamentar ativa; 3) páginas de médio desempenho político em que só a ciber-base ativa e 4) páginas de baixo desempenho político. Esse estudo contribui para entendermos mais como se dá o processo de inter-conexão entre representantes e representados mediada pelo Facebook.

Palavras-Chave: representação política; internet; Facebook; deputados; padrões de atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helga do Nascimento de Almeida, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, Pernambuco, Brasil

Professora de ciência política da Universidade Federal do Vale do São Francisco no Colegiado de Ciências Sociais. Doutora e Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Marcus Abílio Gomes Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutor em Sociologia do Estado, do Direito e Administração pela Universidade de Coimbra. Professor Associado do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Alice Silveira Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Thales Torres Quintão, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Publicado
15-07-2020
Como Citar
do Nascimento de Almeida, H., Gomes Pereira, M. A., Silveira Ferreira, M. A., & Torres Quintão, T. (2020). “Tamo junto?” Parlamentares e mídias sociais: uma tipologia dos padrões de atuação de deputados federais no facebook. Sociedade E Cultura, 23. https://doi.org/10.5216/sec.v23i.59035
Seção
Artigos Livres