Raça, gênero, classe, igualdade e justiça: representações simbólicas e ideológicas do fi lme Crash, de Paul Haggis
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v12i2.5840Palavras-chave:
racismo, antirracismo, gênero, classe, indústria de entretenimentoResumo
Este ensaio examina o fi lme Crash, de Paul Haggis, sob a ótica dos estudos sobre as relações raciais. Empreende uma leitura do conteúdo simbólico e ideológico da metalinguagem de Crash (a forma como a história é contada) e não da linguagem assumidamente racista de seus personagens (o conteúdo explícito da história contada). Cotejando, com fi delidade, a moldura ficcional e discursiva do filme com os horizontes analíticos históricos e contemporâneos no que tange ao tema das relações raciais (e suas correlações com questões de gênero, classe, igualdade e justiça), o ensaio identifica o modo como Crash se permite incorporar uma subreptícia ideologia racista (particularmente no estereotipado e estigmatizante delineamento moral dos personagens negros, comparativamente aos personagens brancos), sob o manto protetivo de um filme que aparentemente se propõe a combater o racismo. Crash seria, no argumento do ensaio, um típico exemplo – de ficção e de realidade – do que denomina por “antirracismoracista”. Ao final, o ensaio chama a atenção para a responsabilidade social e ética da indústria do entretenimento e sua compatibilidade com a liberdade de criação artística.Downloads
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Publicado
2010-03-18
Como Citar
SILVA, E. G. D.; SILVA, E. B. D. Raça, gênero, classe, igualdade e justiça: representações simbólicas e ideológicas do fi lme Crash, de Paul Haggis. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 311–324, 2010. DOI: 10.5216/sec.v12i2.5840. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/5840. Acesso em: 7 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
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