Apresentação
Trabalho, diferenças e desigualdades
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v22.57950Resumo
O trabalho configura-se como uma importante categoria no campo das ciências sociais para a análise e compreensão da sociedade. Apesar de ter sofrido críticas e ter sua centralidade questionada, sobretudo, na segunda metade do século XX (OFFE, 1989), os estudos e pesquisas sociológicas, na contramão dessa vertente, têm revelado um conjunto de mudanças na organização, no processo e nas relações de trabalho que reafirmam a centralidade dessa categoria para a análise social. Tais transformações têm exigido compreender o trabalho a partir de uma perspectiva ampla, que ultrapassa a concepção do trabalho no mercado e do emprego formal construída durante determinadas etapas do capitalismo, bem como demanda a compreensão dos efeitos de tais mudanças na constituição da subjetividade, da identidade pessoal e social dos indivíduos (DUBAR, 2006; DEJOURS, 1997). Essa perspectiva ampliada também pode ser observada na importância de se analisar as relações de trabalho de modo articulado a outras categorias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).