Trabalho contemporâneo e pessoas trans: considerações sobre a inferiorização social dos corpos trans como necessidade estrutural do capitalismo
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v22i1.57888Resumo
Trata-se de uma reflexão teórica articulada a uma pesquisa empírica sobre trabalho contemporâneo e pessoas trans no contexto da mundialização do capital, cuja direção analítica lança luz à inferiorização social dos corpos trans como necessidade estrutural do capitalismo contemporâneo. A partir de uma perspectiva feminista e crítico-dialética, o artigo busca examinar como pessoas trans se inscrevem na nova morfologia do trabalho, na sua face brasileira, compreendendo a mediação do patriarcado na relação entre a discriminação (transfóbica) e as trajetórias de trabalho de pessoas trans.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-05-23
Como Citar
MARINHO, S.; SILVA DE ALMEIDA, G. Trabalho contemporâneo e pessoas trans: considerações sobre a inferiorização social dos corpos trans como necessidade estrutural do capitalismo. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 22, n. 1, 2019. DOI: 10.5216/sec.v22i1.57888. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/57888. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).