Trajetórias ocupacionais de trabalhadores imigrantes no Brasil: caminhos desiguais
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v22i1.57824Resumo
Esse estudo buscou analisar sociologicamente as trajetórias ocupacionais de trabalhadores imigrantes presentes no mercado de trabalho formal brasileiro. Compreende-se que um estudo sobre trajetória ocupacional deve observar a história profissional e de emprego, o que pode incluir uma análise ao longo do tempo numa mesma profissão ou em períodos de mobilidade profissional. Para a compreensão das trajetórias ocupacionais e aspectos que as envolvem, a pesquisa recorreu a dados que foram coletados através da realização de entrevistas semiestruturadas e a aplicação de questionários com trabalhadores imigrantes que encontravam-se inseridos no mercado de trabalho formal brasileiro. A análise das entrevistas e dos questionários permitiu constatar uma forte polarização entre os trabalhadores imigrantes presentes no Brasil, nesse sentido, enquanto uma pequena parcela insere-se em ocupações localizadas no topo da cadeia produtiva, a maior parte encontra-se atuando na base da hierarquia produtiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).