As conseqüências das novas leis de segurança sobre a comunicação local e global

Autores

  • CHRISTIANO GERMAN

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v5i2.564

Resumo

Resumo: Pretende-se apontar e examinar as novas medidas de segurança anti-terror adotadas nos Estados Unidos e na Europa.A eficácia das novas leis de segurança após o “11 de setembro” e suas conseqüências para a comunicação eletrônica. O uso de sistemas de espionagem e os efeitos dos ataques terroristas sobre o impulso do espírito civilizatório do Ocidente. O texto discute ainda as vantagens e desvantagens das “Medidas Patrióticas” e que considerações podem ser feitas sobre a formação de um estado de vigilância e a desmontagem dos direitos de liberdade e de cidadania. Palavras-chave: Resumo: Pretende-se apontar e examinar as novas medidas de segurança anti-terror adotadas nos Estados Unidos e na Europa.A eficácia das novas leis de segurança após o “11 de setembro” e suas conseqüências para a comunicação eletrônica. O uso de sistemas de espionagem e os efeitos dos ataques terroristas sobre o impulso do espírito civilizatório do Ocidente. O texto discute ainda as vantagens e desvantagens das “Medidas Patrióticas” e que considerações podem ser feitas sobre a formação de um estado de vigilância e a desmontagem dos direitos de liberdade e de cidadania. Palavras-chave: leis de segurança antiterror; vigilância e direito de sigilo na Internet; terrorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CHRISTIANO GERMAN

Professor de Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Católica de Eichstaett e de Política Européia na Universidade Técnica de Braunschweig – RFA. Sócio fundador do Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática (IBDI), em Recife (PE). E-mail: dr.german@web.de.

Downloads

Publicado

2007-12-05

Como Citar

GERMAN, C. As conseqüências das novas leis de segurança sobre a comunicação local e global. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/sec.v5i2.564. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/564. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres