Divergências e convergências quanto ao conceito de “família” no semanário católico O São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v21i2.56321Palavras-chave:
Sociologia das religiões, Família, Ditadura militar (1964-1985), Jornal O São PauloResumo
Os debates nacionais atuais acerca do conceito de família suscitaram este artigo, que destacou o campo católico, especificamente a partir do jornal semanário católico O São Paulo – JOSP, órgão oficial da Arquidiocese paulistana, a maior do Brasil. A pesquisa identificou as convergências e as divergências a respeito dos posicionamentos ideológicos que trataram o conceito de “família” com base na compreensão e na interpretação das publicações do JOSP. A fonte documental foi analisada a partir de dois recortes temporais distintos, o das matérias vetadas pela censura prévia da ditadura militar na década de 1970 e as publicações do semanário em 2015, quando a temática se tornou emergente na agenda nacional.
Foram identificadas diferenças entre os temas abordados e os discursos das matérias no que tange a relações de gênero, casamento homoafetivo e adoção, entre outros. No entanto,
identificamos a mesma perspectiva em relação à defesa da composição chamada de “família tradicional”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).