Pagamento por desempenho na atenção primária à saúde em Curitiba-PR: incentivo ao desenvolvimento da qualidade
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v21i2.56313Palavras-chave:
Administração de serviços de saúde, Gestão em Saúde, Gestão do desempenho em saúde, Incentivos, Pagamento por desempenhoResumo
O objetivo desse estudo foi descrever e discutir a percepção dos trabalhadores da saúde no município de Curitiba-PR, Brasil, sobre o uso de incentivos profissionais como ferramenta na gestão e organização da Atenção Primária à Saúde. Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo com abordagem qualiquantitativa. A análise dos dados buscou compreender o impacto da utilização de incentivos financeiros na organização da Atenção Primária à Saúde em Curitiba-PR. Concluiu-se que a avaliação de desempenho com uso de incentivos oferecidos aos trabalhadores foi importante para
ampliar a motivação e comprometimento dos profissionais de saúde com a qualidade do trabalho e o alcance de metas pactuadas. Entretanto, foram identificadas dificuldades em relação ao processo avaliativo, à priorização da quantidade e ao fato de os incentivos serem empregados como manobra para não aumentar os salários dos servidores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).