Historias legendarias en un paraje rural: dialogo entre dos perspectivas de analisis
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v5i1.558Resumo
Resumo: As tensões próprias do campo de conhecimento antropológico têm produzido freqüentemente conflitos de interpretação a respeito de fatos etnográficos concretos derivados de posições mais universalistas ou mais relativistas. Neste artigo, longe de tentar enfatizar as diferenças entre as duas posições, procuro utilizá-las como perspectivas de análise que dialoguem entre si. Para desenvolver esse diálogo, escolhi um conjunto de relatos registrados por mim num vilarejo rural do norte da Patagônia argentina, que narram histórias sobre o maior fazendeiro que existiu no local, cujo ciclo de vida coincidiu com o ciclo de prosperidade do vilarejo. Palavras-chave: antropologia; etnohistória; relativismo; universalismoDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-05
Como Citar
MILSTEIN, D. J. Historias legendarias en un paraje rural: dialogo entre dos perspectivas de analisis. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/sec.v5i1.558. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/558. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).