Sex and the city: reflexões sobre a representação parlamentar feminina e as eleições municipais de 2008
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v12i1.5504Palavras-chave:
Estudos de gênero, eleições, representação feminina, Poder LegislativoResumo
Devido à marginalização dos estudos sobre a mulher enquanto sujeito social, a lacuna existente sobre seu papel na política é enorme e profunda. Este artigo possui a intenção de contribuir, ainda que modestamente, para ampliar o corpo de análises acerca da presença feminina na política institucional e sua participação como candidatas de nas eleições municipais. Serão analisados a inserção das mulheres no Poder Legislativo municipal e seu desempenho nos três últimos pleitos no país: 2008, 2004 e 2000, utilizando como variáveis os sistemas eleitorais, fatores sócio-econômicos, culturais e outros aspectos políticos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-08-11
Como Citar
RANGEL, P. D. Sex and the city: reflexões sobre a representação parlamentar feminina e as eleições municipais de 2008. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 69–78, 2009. DOI: 10.5216/sec.v12i1.5504. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/5504. Acesso em: 20 set. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).