Coleções, silêncios, higienização e hegemonia de classes – uma análise sobre os casos de Inhotim (Brasil) e Saint Louis Art Museum (EUA)
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v21i1.54915Palavras-chave:
Abertura democrática, Coleções, Higienização, Silêncios, Hegemonia de classesResumo
No contexto contemporâneo, muitos museus de arte caminham
para se estruturarem com foco na lógica de mercado e nas
demandas de uma economia globalizada, ocasionando práticas
mais inclusivas, dialógicas, tecnológicas, concentradas em
volumes de audiência. No entanto, ao olhar para as coleções
expostas nestas instituições, é possível observar que, apesar
de uma suposta abertura democrática, estes objetos tendem
a ser indexados em referentes específicos, e em muitos casos,
sofrerem processos de higienização e silenciamento, reforçando
a relação desigual entre quem mostra e quem é mostrado.
Para entender melhor esta situação, este artigo concentrase
na análise de dois casos, o Instituto Inhotim (Brasil) e o
Saint Louis Art Museum (EUA). Procura entender o papel das
coleções ali presentes a fim de evidenciar, a partir da relação
entre investigadores e interlocutores, as redes e posições que
se constituem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).