Envelhecimento, gênero e cuidados: debates para situar as políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v23i.54300Palavras-chave:
envejecimiento, género, cuidados, política pública, ChileResumo
Apresentamos uma revisão de estado da arte que situa os debates sobre cuidados nos países que atravessam processos demográficos de envelhecimento. O objetivo é aportar, a partir de uma perspectiva transversal de gênero, à formulação de políticas públicas que deem solução aos desafios da transição de demográfica em países como Chile. Revisaremos os debates sobre envelhecimento, suas dimensões
de gênero e o conceito de cuidados nas ciências sociais. Revisaremos, ademais, os estudos sobre as necessidades de cuidado das pessoas idosas, analisando o papel da família, Estado, comunidade e mercado
na atenção destas demandas sociais. Finalizaremos discutindo pontos críticos a ser considerados para a planificação de políticas públicas vinculadas ao tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).