Sonhos que migram: atrizes e atores brasileiros em Nova York
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v20i2.53066Resumo
Neste artigo trabalhamos com as narrativas de jovens de classe média brasileira que viajaram para Nova York, nos Estados Unidos, ao longo da segunda década do século XXI, com a intenção de se especializarem como artistas. Movidas/os por expectativas de imersão no mercado de entretenimento estadunidense, migraram com o sonho de tentar uma carreira no exterior. Estamos particularmente interessados em analisar a forma como esses sujeitos lidaram com o hiato entre as expectativas iniciais e as condições materiais experimentadas. Entre o plano de estrelato e sua realização, enfrentam um mercado competitivo, entraves burocráticos e a instantânea “racialização” de seus corpos – especialmente no caso das mulheres. Elegemos a noção de “quebra de expectativas” – suas consequências e efeitos – como objeto de análise, e procuramos inspiração no que se convencionou chamar de pesquisas “multissituadas”, atentos que estamos como alegorias e sonhos que transitam entre cidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).