Memória e envelhecimento: narrativas sobre questões de gênero e do mundo do trabalho.
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v11i2.5291Palavras-chave:
envelhecimento, memória, gênero, trabalhoResumo
Esse artigo tem por objetivo interpretar as narrativas dos idosos sobre o mundo do trabalho, sobretudo, com base em discussões teóricas que se têm feito sobre envelhecimento, gênero, trabalho e memória. Problematizaremos o papel assumido pela aposentadoria, visto que em algumas falas, esta é apontada como uma das causas da manutenção o idoso no mercado de consumo. Mostraremos o que pensam os idosos que ainda trabalham, os que não conseguem fazê-lo por motivos de saúde, os que conseguiram-se se aposentar, os que ainda não conseguiram, sobre o valor da aposentadoria, quais as outras fontes de renda, qual o papel da família nessa relação, fazendo um contraponto com o trabalho rural, visto que os idosos de hoje são frutos de coortes de 1920, 1930 e 1940, e este tipo de trabalho era muito comum. É importante, dentro deste cenário, pontuar o fenômeno da feminização do envelhecimento, visto que o público idoso é formado majoritariamente por mulheres, e que fatores como a viuvez e o divórcio proporcionam um envelhecer sem a presença de uma companhia, isso culmina numa movimentação: a busca de atividades que promovam sociabilidade, renda e a busca de novos parceiros. Com base em dados obtidos, vão se delineando também as diferenças entre ser homem e ser mulher e as implicações que delas decorrem. Fator importante e que também pontuamos, trata-se de mostrar que, com o fenômeno do envelhecimento populacional, toda a estrutura social se altera: as relações com indivíduos de outras faixas etárias; a maneira de lidar com os novos desenhos de família; o papel da previdência social e das políticas públicas, enfim, as instituições e os indivíduos mudam suas maneiras de agir, assumem novos papéis na dinâmica da vida social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-19
Como Citar
NASCIMENTO, A. J. R. do; RABELO, F. E. C. Memória e envelhecimento: narrativas sobre questões de gênero e do mundo do trabalho. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/sec.v11i2.5291. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/5291. Acesso em: 20 set. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).