Direitos humanos, violência, moradia: dignidade ameaçada
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v11i2.5289Palavras-chave:
direitos humanos, violência, exclusão social, ação religiosa, democratizaçãoResumo
Os direitos humanos na sua natureza e universalidade estão profundamente ligados à essência do ser humano. Eles valem para todas as pessoas, até mesmo para o planeta. A Declaração dos Direitos Humanos (DUDH) legitima os direitos humanos na tentativa de assegurar justiça social. O direito à moradia também está consagrado na DUDH; nas Convenções e Constituição Federal do Brasil (1988), em âmbito nacional; no Ministério das Cidades e no Estatuto da Cidade, no estatal; todos garantem à pessoa, na forma da lei, o direito à moradia digna. Entretanto, no dia-a-dia, a realidade é bem diferente, milhões de pessoas vivem em relações conflituosas com o poder público, gerando transtornos e massificação da desigualdade social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-19
Como Citar
MENESES, I. S. de; MAGALHÃES, S. M. O. Direitos humanos, violência, moradia: dignidade ameaçada. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/sec.v11i2.5289. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/5289. Acesso em: 8 set. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).