Os ritmos da memória: a lembrança e a reminiscência na escuta musical online

Autores

  • Rodrigo Fonseca e Rodrigues Universidade Fumec (MG)

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v11i2.5257

Resumo

Este texto trata de problematizar as modalidades da memória musical que trespassam os hábitos de freqüência à internet. Propõe-se a questionar as intersecções entre os processos mnemônicos em ocasiões de escuta online e as suas potencialidades para novos modos de sociabilidade musical. Trata-se, portanto, de saber como a experiência paradoxal da escuta – tanto como realidade de sensações quanto de práticas socializadas – pode-se diferenciar por meio de recursos de sítios-programas como os do YouTube, do SoulSeek ou do MySpace, entre muitos. Supondo que a experiência musical advenha de sínteses de múltiplas memórias, acredita-se que modalidades criativas de aproximação da música via internet podem impulsionar singularidades nas performances mnemônicas e nas práticas de socialização da escuta como ‘micropolíticas’. Isto pode produzir uma resistência à orquestração das ‘imagens’ da memória musical pela cultura midiática.

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Biografia do Autor

Rodrigo Fonseca e Rodrigues, Universidade Fumec (MG)

Doutor em Comunicação e Semiótica e professor na Universidade Fumec – MG

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Publicado

2008-12-18

Como Citar

RODRIGUES, R. F. e. Os ritmos da memória: a lembrança e a reminiscência na escuta musical online. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/sec.v11i2.5257. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/5257. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê