Consumo de objetos eróticos por mulheres: processos e contextos em mudança

Palavras-chave: mercados eróticos, objetos eróticos, sexualidades, gênero, consumo.

Resumo

Este texto analisa o conteúdo das relações envolvidas com o consumo e o uso de objetos eróticos por mulheres, no contexto dos mercados eróticos e de suas práticas de venda. Esse conteúdo é uma forma de engajamento com suas subjetividades e intimidade, resguardadas as particularidades na construção de si, relativas à vivência e à diversidade da sexualidade. O artigo emerge de indagações a possíveis decolonizações na construção e na experiência de mulheres relativas à sexualidade e ao modo como elas interagem com os objetos. Ao contrário de um passado repressivo e voltado à família e à reprodução, na contemporaneidade, a sexualidade envolve discursos de mercado, direito ao prazer e à agência de si, de tal modo que há produção de conhecimento dasressignificações e dos processos de decolonização no campo da
sexualidade. A análise aqui apresentada se baseou em observações participantes em sex shops e em boutiques sensuais, diário de campo e em entrevistas com 10 mulheres de Curitiba, Paraná. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise Montañes Alcântara, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Farmácia e Bioquímica (UEPG), mestra em Sociologia e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Marlene Tamanini, Universidade Federal do Paraná

 Professora doutora do curso de graduação em ciências sociais e na pós graduação de sociologia da Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em ciências sociais e políticas pela Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo (1992), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), Integrou o Curso de Aperfeiçoamento em Metodologia de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva no Programa em Gênero, Sexualidade e Saúde do Instituto de Medicina Social da UERJ/ Fiocruz/ Unicamp/ UFBa (1998/1999), doutorado em Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (DICH) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). 

Publicado
18-05-2020
Como Citar
Montañes Alcântara, A., & Tamanini, M. (2020). Consumo de objetos eróticos por mulheres: processos e contextos em mudança. Sociedade E Cultura, 23. https://doi.org/10.5216/sec.v23i.52525
Seção
Artigos Livres