Consumo de objetos eróticos por mulheres: processos e contextos em mudança
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v23i.52525Palavras-chave:
mercados eróticos, objetos eróticos, sexualidades, gênero, consumo.Resumo
Este texto analisa o conteúdo das relações envolvidas com o consumo e o uso de objetos eróticos por mulheres, no contexto dos mercados eróticos e de suas práticas de venda. Esse conteúdo é uma forma de engajamento com suas subjetividades e intimidade, resguardadas as particularidades na construção de si, relativas à vivência e à diversidade da sexualidade. O artigo emerge de indagações a possíveis decolonizações na construção e na experiência de mulheres relativas à sexualidade e ao modo como elas interagem com os objetos. Ao contrário de um passado repressivo e voltado à família e à reprodução, na contemporaneidade, a sexualidade envolve discursos de mercado, direito ao prazer e à agência de si, de tal modo que há produção de conhecimento dasressignificações e dos processos de decolonização no campo da
sexualidade. A análise aqui apresentada se baseou em observações participantes em sex shops e em boutiques sensuais, diário de campo e em entrevistas com 10 mulheres de Curitiba, Paraná.
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